As dúvidas dos pais

InícioOrientação vocacionalAs dúvidas dos pais
Loading...

A principal preocupação dos pais pode resumir-se assim: Qual a escolha que garante a felicidade e a independência financeira do meu filho?

Sabemos que os pais querem o melhor para os seus filhos. É verdade. No entanto, quando as preocupação e as emoções se misturam, nem sempre vemos com toda a clareza. Se, para além disso, acrescentarmos crianças, com personalidades, interesses e temperamentos diversos, temos a certeza que esta não é uma tarefa fácil para os pais. É a situação perfeita para surgirem dúvidas.

Quais são as dúvidas dos pais?

  • O meu filho não sabe o que escolher, o que devo fazer?
  • Como ajudo o meu filho a escolher?
  • Não concordo com as escolhas do meu filho, o que faço?
  • E se esta não é a escolha certa?

Estas são, em resumo, as dúvidas mais comuns que os pais nos colocam. Para ajudá-los, refletimos sobre as suas preocupações.

Dúvida # 1 – O meu filho não sabe o que escolher, o que devo fazer?

Esta é a dúvida mais comum, nem os jovens nem os pais tem qualquer ideia sobre a escolha no 10º ano ou sobre o curso universitário.

A  orientação vocacional revela-se uma mais-valia, ajudando o jovem e os pais a encontrar a solução mais adequada.

Como é que o orientador pode ajudar?

O orientador vocacional ajuda o jovem a conhecer o seu perfil cognitivo; a explorar as possibilidades de acordo com os seus valores, interesses e competências.

Mas isto não é tudo, durante este processo, também são lançados desafios que ajudam a clarificar essas escolhas.

Dúvida  # 2 – Como ajudo o meu filho a escolher?

Muitos pais gostariam de resolver as escolhas dos filhos, num passe de mágica. Contudo, a ajuda mais importante é “estar presente” e disponível para ouvir, apoiar e tranquilizar.

O que podem fazer os pais para ajudar?

Para além de estabelecer e manter um diálogo aberto, há muitas coisas que os pais podem fazer:

  • pesquisar sobre os cursos relacionados com os interesses dos seus filhos;
  • promover conversas com profissionais dessas áreas;
  • procurar empresas que permitam visitas de estudo;
  • procurar orientação vocacional.

Dúvida # 3 – Não concordo com as escolhas do meu filho, o que faço?

Nem sempre, os pais e os filhos estão de acordo. Isto é comum, mas não deve ser um problema. As escolhas e os gostos dos pais e dos filhos refletem a individualidade de cada um, as diferenças de idade e, consequentemente, as experiências de vida.

Mas, se como todos sabemos, gostos não se discutem, o mais indicado será procurar a ajuda da orientação vocacional.

Como é que a orientação vocacional vai ajudar?

A orientação vocacional irá clarificar a situação, por um lado, e promover o entendimento das diferentes opiniões, por outro.

O processo de orientação vocacional utiliza metodologias que analisam as opções mais adequadas a cada indivíduo. Após essa pesquisa, em conjunto com os alunos e os pais, fazemos uma reflexão sobre as opções mais adequadas. Por fim, no relatório, apresentamos os resultados dos testes, o resumo das entrevistas e fazemos recomendações.

Quem fica a ganhar com este processo?

Todos ficam a ganhar com o processo.

A metodologia “whole brain thinking” promove a compreensão entre todos e proporciona a tranquilidade. Um bom ambiente familiar é, sem dúvida, fundamental ao jovem estudante, na altura de escolher a sua área no 10º ano ou um curso universitário.

Dúvida # 4 – E se esta não for a escolha certa?

Esta é uma dúvida menos frequente. Fazer uma escolha inadequada, que deixa o jovem infeliz, não é desejável. Quando isto acontece, pode surgir o sentimento de ter falhado e com ele a insegurança e a frustração com os estudos.

Não se deixe paralisar pela dúvida.

Em primeiro lugar há que compreender que esta situação pode acontecer mas não é o fim do mundo! Em segundo lugar é importante saber que há solução e a orientação vocacional vai ajudar a encontrá-la.

Como fazer a escolha certa?

Uma escolha adequada e mais segura assenta em três pilares: auto-conhecimento, informação clara sobre as áreas e tempo para escolher. A orientação vocacional é a forma mais eficaz de obter esse auto-conhecimento, diminuir as dúvidas e fazer escolhas mais acertadas.

Ouvir o Podcast