Processo de orientação vocacional
O processo de orientação vocacional NBI® realiza-se em 3 etapas com o objetivo de proporcionar o conhecimento necessário para uma reflexão sobre as escolhas possíveis e a tomada de decisões.
Inclui desafios.
O orientando é desafiado a realizar algumas reflexões entre a primeira e segunda etapas.
Após a receção do relatório deverá iniciar-se um caminho de consolidação das escolhas tendo em vista o percurso escolar ou profissional.
Primeira etapa
A primeira etapa consiste na realização de entrevista e teste NBI®. Na entrevista, são conhecidos os motivos que levaram à busca de orientação vocacional, as dúvidas sobre as escolhas, os gostos e as preferências.
O teste NBI® identifica as preferências, vocações e compatibilidades na escolha de um curso ou profissão. Nesta sessão também são dados tópicos de reflexão para a sessão seguinte.
Resultado a alcançar: identificar as preferências, paixões e limitações à escolha de uma área de estudo, curso ou profissão.
Duração aproximada: 90 minutos.
Segunda etapa
A segunda etapa do processo de orientação vocacional consiste na apresentação dos resultados do teste, na análise das possibilidades de escolha e na comparação de perfis do orientando com os perfis de algumas profissões.
No caso das orientações a alunos do 9º ano, a presença dos pais ou educadores é fundamental. Esta é uma escolha que tem impacto na família e deve por ela ser entendida.
Resultado a alcançar: ter uma ideia clara das áreas de estudo ou profissões que são as mais adequadas ao perfil do orientando.
Duração aproximada: 90 minutos.
Terceira etapa
A última etapa consiste na elaboração de um relatório que resume todo o processo e faz recomendações. É enviado por e-mail– no prazo de 7 dias após a realização da 2ª etapa.
Resultado pretendido: Oferecer ao orientando um grande auto-conhecimento e uma ideia clara das suas opções.
Para da início ao seu processo de orientação vocacional basta contactar-nos.