10º ano

Escolher uma área de estudo.

O 10º ano é o ano da primeira grande escolha.

Ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas, artes, línguas e humanidades ou a via profissional?

Não é pequena esta decisão, mas nós podemos ajudar.

O 10º é, na verdade, muito importante. Na vida de um estudante é este o momento de, pela primeira vez, fazer uma escolha. Por isso, pode parecer um grande desafio, até mesmo impossível, ter de escolher um caminho para os 3 anos seguintes.

Estamos de acordo, é um desafio, mas apesar de ser muito importante, não é impossível. A Orientação Vocacional NBI®, para a escolha de uma área do 10º ano, pode ajudar os pais e os filhos a fazê-la, com tranquilidade.

As escolhas no final do 10º ano são, geralmente, acompanhados pelos pais ou educadores. É, por isso, que lhes dedicamos um momento neste processo. Acreditamos que o envolvimento familiar promove uma melhor compreensão para com as escolhas do estudante.

O que inclui a orientação vocacional 10º ano?

O processo desenrola-se, habitualmente, em 15 dias. No entanto, este prazo pode ser ajustado a necessidades específicas.

O primeiro momento corresponde à realização de uma entrevista e testes. Uma semana mais tarde, apresentamos os resultados dos testes e discutimos com os pais e os filhos as suas opções para o 10º ano. Por fim, enviamos um relatório com recomendações.

Qual é o âmbito dos testes?

Nesta orientação, para além da recomendação sobre a área de estudo do 10º ano, fazemos também recomendações sobre os métodos de estudo. Além disso, apresentamos uma perspectiva sobre a escolha de um curso ou profissão. Por fim,  é importante referir que os resultados são ilustrados com gráficos e imagens que facilitam a sua compreensão.