Ensino secundário

InícioEnsino, Orientação vocacionalEnsino secundário
Loading...

Oensino secundário é uma etapa muito importante na vida de um estudante. É neste período de 3 anos, do 10º ao 12º ano, que a escola prepara o aluno quer para a vida académica quer para a vida profissional.

Para quem já sabe o que gostaria de estudar ou em que área quer trabalhar, parece uma escolha fácil! Mas, para quem tem dúvidas, é um verdadeiro quebra-cabeças.

Seja como for, para fazer uma escolha segura, é fundamental conhecer todas as opções.

Por isso e antes de mais, é importante saber que, no ensino secundário, existem 3 grandes opções: os cursos científico humanísticos, os cursos artísticos especializados e os cursos profissionais.

Cada uma destas áreas proporciona aprendizagem muito diferentes, mas de igual valor académico. Ao terminar o 12º ano, em qualquer delas, o aluno recebe o diploma do ensino secundário.

Por fim, é igualmente importante dizer que qualquer das áreas permite prosseguir os estudos ao nível universitário.

Ensino secundário – cursos científico humanísticos.

Os cursos científico humanísticos estão vocacionados para quem quer prosseguir os estudos numa universidade ou instituto politécnico.

Nestes cursos, há 4 opções possíveis: ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas, línguas e humanidades e artes visuais. Cada opção é dedicada a uma área do conhecimento.

Os cursos estão disponíveis nas escolas do ensino oficial, assim como nas do ensino particular e cooperativo.

Para saber mais sobre esta opção, pode ler o artigo cursos científico humanísticos, ou consultar toda a informação oficial e legislativa no site da DGES.

Ensino secundário – cursos artísticos especializados.

São os cursos indicados para os alunos que tem uma clara vocação ou talento nas seguintes áreas: artes visuais e audiovisuais, dança ou música.  

Com qualquer destes cursos, os alunos tem, não só uma via de acesso específica de acesso ao ensino superior, criada em 2020 e que garante um determinado número de vagas, como também podem aceder pelo concurso geral.

Além disso, com a conclusão do ensino secundário, recebem o diploma do 12º ano e uma qualificação nível IV.

Contudo, é  importante clarificar que os cursos artísticos especializados, nas áreas da dança e da música, são um percurso de ensino básico + secundário.

Estes cursos estão disponíveis nas escolas artísticas do ensino oficial, particular e cooperativo.

Ensino secundário – cursos profissionais

Esta é a via de ensino para quem aprecia o lado mais prático da aprendizagem. Com efeito, a grande componente de formação em contexto de trabalho, é a sua marca.

Os cursos profissionais estão disponíveis em escolas e agrupamentos do ensino oficial e em escolas profissionais. Existem cursos em quase todas as áreas profissionais pelo que é difícil enumerá-los a todos.

A maneira mais prática de conhecer a oferta formativa disponível é consultar, nas escolas da área de residência, os cursos existentes.

Após a conclusão do ensino secundário, os alunos estão aptos a exercer uma profissão e a prosseguir os estudos superiores, cujo acesso é igual ao dos cursos artísticos especializados.

Como escolher uma opção.

Antes de tomarem uma decisão, os alunos e os pais, devem informar-se sobre todas as opções disponíveis.

A escolha nem sempre é clara, por isso deve ser feita com tempo. Neste contexto, tempo significa ter a oportunidade de pesquisar, conhecer, reflectir e escolher.

Também não devemos esquecer que quando há dúvidas é prudente recorrer à orientação vocacional.

Mas, acima de tudo, é preciso fazer escolhas gratificantes que proporcionem vidas felizes.

Imagem de Piyapong Saydaung por Pixabay