Cursos científico humanísticos

InícioEnsino, Orientação vocacionalCursos científico humanísticos
Loading...

Os cursos científico humanísticos são uma das escolhas do ensino secundário. Acima de tudo, são a opção indicada para quem pretende estudar numa universidade ou instituto politécnico, após o 12º ano.

Os 3 anos de estudo – 10º, 11º e 12º – são uma etapa importante na preparação dos alunos para a licenciatura. Há 4 opções disponíveis, a saber: ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas, línguas e humanidades e artes. Cada opção está orientada para uma área do saber.

Contudo, é importante ter muito claro que, ao escolher um dos cursos, estamos a condicionar também as opções de estudo, após o 12º ano.

Ciências e tecnologias.

O curso de ciências e tecnologias é indicado para quem pretende estudar: agronomia, biologia, bioquímica, ciências do desporto ou do mar, ciências geofísicas, enfermagem, engenharias (nas suas várias vertentes), farmácia, física, geologia, informática, medicina, medicina veterinária, química, entre outras áreas.

A matemática A é a disciplina trienal de formação específica obrigatória, isto é do 10º ao 12º ano.

As disciplinas bienais – 10º e 11º anos, de formação específica, são duas, a escolher entre as seguintes opções: biologia e geologia; física e química; geometria descritiva A.

A opção ciências e tecnologias é considerada como a que permite aceder ao maior número de cursos, após o secundário. Isto deve-se ao facto de ser possível aceder, com a matemática A, por exemplo, a cursos nas áreas de gestão, economia ou finanças.

Ciências socioeconómicas.

Esta é a opção para quem pretende prosseguir os estudos nas áreas de: economia, finanças, gestão, gestão de empresas, gestão de marketing, gestão de recursos humanos, gestão da administração pública, matemática aplicada à economia e à gestão, sociologia, entre outros.

Também neste curso, a disciplina de formação específica obrigatória, trienal é a matemática A.

No que respeita às bienais (10º e 11º anos) de formação específica, deverão ser escolhidas duas das seguintes disciplinas: economia A; geografia A; história B.

Ao contrário do curso anterior,  as ciências socioeconómicas não permitem o acesso aos cursos de engenharia ou medicina, por exemplo.

Línguas e humanidades.

É o curso secundário mais indicado para prosseguir os estudos nas áreas de: ciência política, ciências da comunicação, direito, filosofia, geografia, história, línguas, literaturas e culturas, relações internacionais, sociologia ou tradução, entre outros.

A formação específica trienal é história A, as duas bienais (10º e 11º) devem ser escolhidas entre as seguintes opções: geografia A; latim A; língua estrangeira I, II, III; literatura portuguesa; matemática aplicada às ciências sociais;s;

A opção por este curso, não permite o acesso aos cursos de ciências, medicina, engenharias ou gestão que exijam a matemática A.

Artes.

O curso de artes é vocacionado para quem pretende estudar: arquitectura, arte e design, artes plásticas e multimédia, cinema, conservação e restauro, design, educação artística, educação e comunicação multimedia, escultura, pintura, teatro,  entre outros.

O desenho A é a formação trienal especifica obrigatória, enquanto que as bienais (10º e 11º anos)  deverão ser duas entre estas 3: geometria descritiva A; matemática B; história da cultura e das artes.

Tal como na opção anterior,  não permite o acesso aos cursos das áreas de ciências, engenharia ou gestão que exijam a matemática A.

A informação oficial sobre os cursos científico humanísticos está disponível  no site da DGE.

Orientação vocacional

É o processo que ajuda a fazer as escolhas de estudo adequadas, especialmente quando há dúvidas. Saiba mais neste artigo.