Índice de empregabilidade dos cursos universitários.

Loading...

Qual o índice de empregabilidade dos cursos universitários? Ao escolher um curso universitário devemos ter em conta vários aspectos, um dos mais importantes é, sem dúvida, o índice de empregabilidade.

A importância do índice de empregabilidade.

Mas afinal qual é a importância do índice de empregabilidade?

É um indicador muito importante, pois através dele ficamos a conhecer a percentagem de alunos que, tendo concluído um determinado curso, estão empregados.

Com esta informação, podemos antecipar a possibilidade de começar a trabalhar, após terminar o curso. Podemos  conhecer quais os cursos com maior e com menor sucesso, fazer comparações e decidir de maneira mais informada.

É este o indicador mais importante?

Há vários indicadores importantes e este é sem dúvida um deles!

Aspectos a ter em conta na escolha de um curso universitário.

Consideramos que há muitos aspectos relevantes na escolha de um curso universitário. Começando pelo gosto na área de estudo e acabando na acessibilidade, todos são importantes e alguns determinantes.

Em primeiro lugar, é importante escolher uma matéria de estudo de que gostemos, pela qual tenhamos interesse e curiosidade.

Em segundo lugar, não há como fugir às notas de acesso. A média do secundário + exames exigidos é determinante para podermos aceder ao curso desejado, na instituição que escolhemos.

Em terceiro lugar, deveremos verificar o índice de empregabilidade do curso desejado. Quer isto dizer que devemos ter em conta a possibilidade de, concluído o curso, termos emprego na área que estudámos.

Podem conhecer o índice de empregabilidade dos cursos universitários em Portugal, através do documento elaborado pelo .

Atenção à leitura dos dados, o que é apresentado é a percentagem de desempregados, logo, deverão fazer o cálculo para conhecer o índice de empregabilidade.

Exemplo: um curso com uma taxa de desempregados de 3,5% , significa que tem um taxa de empregabilidade de 96,5% (100%-3,5%).

Podem consultar uma versão  ou a versão .

Ou, se preferirem, podem fazer scan dos códigos QR.

QR Code versão resumida.

QR code indice empregabilidade resumido

QR Code versão integral.

QR code indice empregabilidade Infocursos