Loading...

Consultor financeiro com mais de 30 anos de experiência.

Actualmente é também CFO de uma empresa tecnológica e sócio da LRC Consultores.

Luís Cardoso é atualmente sócio das empresas LRC e Approach e CFO (Chief Financial Officer) na Introsys uma empresa de sucesso no ramo da robótica.

Esta é a carreira com que sempre sonhou?

Em termos do percurso que fiz, diria que sim, sempre sonhei em ser consultor e ter um papel importante como CFO numa empresa de prestigio. Sempre desejei em trabalhar em empresas e com pessoas. Só faz sentido criar valor e ajudar pessoas e organizações.

Com o decorrer dos anos, percebendo que Portugal é um País de pequenas e médias empresas e sentido que muito há a fazer para ajudar e formar os empresários e os CEO’s das empresas nas áreas de gestão, tenho traçado outras ambições e desejos para o meu futuro que é entrar pelas áreas de Coaching e Formação a quadros superiores, empresários de empresas, valorizando mais os seus conhecimentos de gestão. 

Fala-se muito que os trabalhadores portugueses são muito bem vistos nos estrangeiro, em Portugal muitas vezes têm-se uma ideia diferente, em minha opinião, por défice de conhecimentos dos seus líderes, os gestores das empresas.

Dar conhecimentos e valências em muitas área da gestão a empresários e gestores de empresas será um desafio que vai certamente melhorar o nosso posicionamento económico.

No seu percurso profissional quais foram os factores determinantes para aqui chegar?

Ao inicio uma grande vontade de aprender, tanto em termos de formação técnica como com profissionais experientes. Aceitar desafios importantes para os objectivos sem a preocupação de retorno económico. Traçar objectivos e “ visualizar “ no futuro o nosso sucesso. 

Mais tarde, estar preparado e não ter medo de aceitar projectos que nos dariam mais conhecimentos e visibilidade, ser sempre humilde e empreendedor. 

Nesta ultima fase obter conhecimentos em áreas para além das habituais para um CFO

Como é o seu dia a dia profissional?

O meu dia a dia envolve disciplina uma vez que desempenho vários papéis. CFO da INTROSYS, uma atividade muito interna e exigente dentro de um organização com mais de 100 pessoas muito focadas e profissionais num negócio de sucesso . Ser empresário e gestor das empresas que sou sócio e ainda consultor em diversos clientes.

Num dia normal, cedo, pela manhã, começo por responder aos emails que recebo os mais importantes e faço telefonemas necessários. Depois durante a manhã trabalho na INTROSYS. Da parte de tarde, em alguns dias, acompanho as atividades das minhas empresas, outros dias visito clientes onde tenho uma presença como consultor, ao fim do dia, respondo a emails e a telefonemas que durante o dia não devolvi e programo o meu dia seguinte.

À Sexta-feira à tarde faço uma revisão da semana, reúno com equipa da LRC e da Approach e programo ações fundamentais e estratégicas para as próximas semanas.

O que é mais desafiador, ser empreendedor ou ser CFO de uma empresa como a Introsys?

São ambas desafiantes. A INTROSYS é uma empresa que opera em muitos países no estrangeiro. Pelo seu crescimento e pelos seus projectos futuros, envolvência com os seus stakeholders e pela forma apaixonada e profissional dos seus administradores dá-nos uma desafio de uma empresa de relevância nacional que envolve até relações com outros mercados e países. 

Ser empreender, pela dimensão das minhas empresas, pelo potencial de crescimento e tudo o que existe ainda para fazer e pela constante análise das oportunidades e mudanças que estão acontecer dão a motivação de fazermos crescer e melhorar negócios que muito dependem de mim e da minha equipa.

Onde vai buscar a energia para todas as suas actividades?

A energia principal vem da paixão e do gosto do pelo trabalho que faço. Depois há outros fatores importantes que ajudam gerir a energia; Foco nas atividades fundamentais, disciplina, boa comunicação e delegação de tarefas com as equipas que me apoiam, e cuidados físicos, tanto em termos de alimentação como atividade desportiva. Neste momento tenho ( realizei) o desafio de fazer uma maratona. Será ( foi ) no dia 18 de Outubro. –   depende quando vai sair a entrevista

Na sua opinião, quais as competências fundamentais para se ser CFO?

Em minha opinião as competências de um CFO estão a mudar. Cada vez mais um CFO tem que intervir e ter competências fora das áreas tradicionais.

Numa visão de futuro, além da sua formação técnica, diria que terá que: 

  • Conhecer bem o negocio da empresa em todas as envolventes- internas e externas 
  • Entender os Drives do negócio e as suas mudanças e indicadores para além dos indicadores financeiros
  • Desenvolver indicadores analíticos de atividade e saber interpretá-los 
  • Saber gerir os riscos do negocio, envolventes politicas e sociais
  • Estar a par das novas tecnologias e métricas para avalisar o seu negócio –  aproveitar e estar sensível para indicadores como o Big Data.
  • Ter competências de liderança e saber gerir pessoas 
  • Saber gerir conflitos e negociações com parceiros
  • Estar focado na criação de valor da empresa tendo sempre também em atenção a remuneração e a criação de valor para os accionistas

O que diria a um jovem que quer seguir uma carreira como a sua?

Que invista na sua formação técnica, desenvolva contactos ainda na universidade para poder começar a trabalhar em empresas de que lhe possibilitem experiência e valorização. Seja humilde e tenha sempre vontade de aprender. Saiba traçar objectivos e tenha ambição e auto-estima para estar preparado para aceitar os desafios e os projectos para que seja convidado. Desenvolva competências fora da sua formação técnica, em áreas comportamentais, liderança, línguas ( quantas mais saberem melhor ), gestão de projectos. Nunca deixe de sonhar, aprender, ter bom senso e ter valores humanos. Seja um líder !!

Gostou da  entrevista a Luís Cardoso? Conheça todas as outras entrevistas aqui.

O que te pode inspirar

precisas de orientação vocacional?

Temos um método simples e eficaz para te orientar nas tuas escolhas de estudo e carreira.

Fala connosco!

Envia-nos um e-mail para contacto@nbiportugal.pt

Ou preenche o formulário de contacto.