Como escolher um curso universitário

InícioOrientação vocacional, UniversidadesComo escolher um curso universitário
Loading...

Escolher um curso universitário levanta muitas dúvidas e pode ser acompanhado por algum sentimento de insegurança. Deixamos-te algumas dicas para te ajudar a pensar sobre qual será o melhor curso para ti:

Segue o que te apaixona!

Qualquer que seja a tua opção, um curso superior terá sempre a duração de, pelo menos, 3 anos. É um longo período de tempo, esforço e energia para desperdiça em algo de que não gostas, por isso é importante que a tua escolha vá ao encontro da tua personalidade, interesses e valores. Serás sempre melhor a fazer aquilo de que realmente gostas. Além disso, ninguém quer ser infeliz com o estudo!

Olha para além do nome do curso

Cada curso é constituído por um grande número de disciplinas e, durante o teu percurso, podes especializar-te em áreas diferentes. Deves conhecer o plano de estudos, para perceber se o curso corresponde às tuas expectativas e confirmar se te abrirá as portas do teu “trabalho de sonho”.

Conhece os cursos que garantem elevada empregabilidade e os que tem um taxa de desemprego elevada. Certamente que com toda esta informação vais decidir melhor.

Pesquisa, pesquisa e pesquisa

Entra no site das várias Universidades e conhece os planos de estudo, provas de acesso, condições de admissão, possibilidade de fazer estágios e saídas profissionais dos vários cursos que estão na tua lista de opções. Enfim, não deixes que a falta de informação prejudique os teus planos.

Mesmo que já saibas o que queres estudar, pesquisa além dos teus interesses imediatos. Por exemplo, queres ser programador. Explora as diferentes engenharias e não só a programação, avalia os diferentes percursos de estudo e que futuro profissional te oferece cada curso. Só assim, terás a certeza de fazer a melhor escolha.

Conversa!

Por fim, estabelece contacto com profissionais da tua área de interesse e fala com eles sobre as funções que desempenham. Descobre como é o seu dia-a-dia, com quem trabalham e qual a sua formação. Podes preparar um guião de entrevista para organizares melhor as tuas ideias. Desta maneira, tens a certeza de não te esquecer de nenhuma pergunta.

Conhece-te a ti próprio

Em primeiro lugar, é fundamental conheceres as tuas paixões, interesses e motivações para poderes construir um projeto de futuro. São estas informações que determinam as tuas opções e que guiam a escolha da tua formação.

Em segundo lugar, se precisares de ajuda para fazer esta escolha, recorre à orientação vocacional NBI®. Traçamos o mapa das tuas preferências cognitivas e refletimos contigo acerca do percurso académico mais gratificante para ti. Queremos ajudar-te a escolher de forma segura e confiante!

Por fim, toma uma decisão com segurança. Ou seja, usa a informação que recolheste como base para a tua decisão. Não decidas sozinho. Certamente que conversar com os teus familiares ou amigos vai ajudar-te a clarificar as ideias.