Computer-aided design/ Computer-aided manufacturing. Uma profissão técnica para quem gosta de desenho, tecnologias, criatividade e trabalho em equipa.

O que faz um técnico de CAD/CAM

O técnico de CAD/CAM faz uso intensivo das suas competências na manipulação de ferramentas informáticas para projetar e ou industrializar de forma mais rápida, com custos mais reduzidos e com menores riscos, instalações, peças e ou produtos completos, edifícios, jardins, etc,etc.

Os técnicos de CAD/CAM, trabalham por norma, em suporte a outras funções técnicas, detalhando, dando forma funcional ou de pré produção a conceitos desenvolvidos por equipas multidisciplinares. Estas equipas podem ter um departamento de arquitetura ou engenharia por detrás, ou então um grupo mais heterogéneo que pode incluir especialistas de produto, de segurança, de marketing, design, etc.

O incremento das performances dos sistemas informáticos, bem como a impressão 3D, vieram cimentar a força desta área do conhecimento.

Técnico de CAD/CAM

Principais responsabilidades.

  • Desenvolver desenhos técnicos detalhados de alta qualidade com base em projetos fornecidos por arquitetos, designers, responsáveis produto;

  • Colaborar com arquitetos, engenheiros e designers para entender seus requisitos de design e fornecer consultoria técnica para técnicos de fabricação e construção;

  • Garantir a conformidade com os padrões e protocolos da indústria em causa, normas e especificações dos materiais tendo em vista o fim a que se destina;

  • Garantir a viabilidade técnica de fabricação e montagem do produto, ou a sua exequibilidade caso se trate de um projeto (ex. jardim);

  • Produzir documentação de suporte;

  • Manter base de dados sobre projetos atualizada.

Competências necessárias

  • Abordagem minuciosa e metódica ao trabalho;

  • Atenção ao detalhe;

  • Capacidade de comunicar e construir relacionamento, para mais facilmente esclarecer dúvidas e fazer sugestões referentes aos projetos;

  • Capacidade de trabalhar em equipa, particularmente se fizer parte de um projeto com alguma dimensão;

  • Capacidade para organizar e gerir o tempo de forma a cumprir prazos;

  • Capacidade de visualização espacial, 2D e 3D;

  • Resolução de problemas, criatividade e inovação, a fim de chegar a soluções para problemas de design.

Onde trabalha

O técnico de CAD/CAM trabalha em gabinetes ou departamentos de arquitetura, engenharia ou design industrial. Em áreas como a construção e arquitetura, a engenharia e design nas insdústrias automóvel, aeronáutica, marinha, moldes, plásticos, brinquedos. Entre muitas outras.

O trabalho do técnico de CAD é frente a um computador ou mesa de desenho, exigindo concentração e muita interação com a equipa. A capacidade de dialogar e entender as linguagens de outros técnicos, arquitetos, empreiteiros ou engenheiros de projeto é fundamental.

Normalmente, terá que se reunir com clientes e designers para entender seus requisitos para um design. Você também pode fornecer consultoria técnica a designers, fabricantes em fábricas e engenheiros em canteiros de obras.

O horário de trabalho é normalmente das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira; Contudo dada a natureza de alguns trabalhos ser “ao projeto” é de prever picos com muitas horas extra para cumprimento de prazos.

Carreira e salários

Os salários dependem do tipo de industria e do nível de experiência.

Os salários iniciais para técnicos de CAD estão na região de 10 a 12000€.

Com a experiência, e na empresa certa um técnico de CAD sénior pode atingir 30000€ anuais.

Um técnico de CAD pode optar por uma carreira a solo, pois é frequente gabinetes de arquitetura e design e indústrias de menor dimensão requisitarem os serviços de freelancers.

O que estuda

Existem vários níveis de formação para um técnico de CAD/CAM, dependendo da idade e do nível de escolaridade. Cursos CEF para adultos e curso profissional secundário para jovens, são algumas  das opções para adquirir as competência técnicas necessárias.

Links úteis