FAQ – Perguntas Frequentes sobre Orientação Vocacional

O que é a Orientação Vocacional NBI®?

A orientação vocacional NBI ® é um processo que ajuda a tomar uma decisão relativamente à escolha de uma área de estudos, curso ou profissão. Este processo tem como base a reflexão sobre os interesses, preferências e valores da criança/jovem e a exploração das opções de várias trajetórias de futuro. É o conjunto de todas estas informações que permite a construção de um projeto académico e profissional.

Quando devo recorrer à Orientação Vocacional NBI®?

Costuma recorrer-se à orientação vocacional em momentos que exigem uma tomada de decisão em relação aos estudos ou a uma profissão. Contudo, como a construção de um projeto escolar e profissional está inserido dentro de um projeto de vida, é importante que a orientação vocacional comece cedo na vida de uma criança e que seja reformulado ao longo das fases do desenvolvimento.

A Orientação Vocacional indica que curso ou profissão se devem escolher?

A orientação vocacional permite que as crianças e os jovens se conheçam melhor a si próprios e que explorem as opções que podem tomar. O objetivo não é dirigir a criança ou o jovem para uma opção mas sim dar-lhe autonomia e confiança para fazerem a sua própria escolha.

Os pais devem envolver-se na Orientação Vocacional?

Os pais devem estar envolvidos no processo de orientação vocacional dos seus filhos, ajudando-os a refletirem sobre os seus interesses, paixões e valores, realçando o seus aspetos positivos e criando espaço para o diálogo. É importante que os pais orientem o percurso do jovem e que sejam o seu principal apoio. Contudo, devem dar-lhe autonomia para fazer as suas próprias escolhas.

O que é a Orientação Vocacional Precoce?

É possível começar um processo preparatório de orientação vocacional a partir dos 5 anos. Nesta fase, o objetivo é ajudar os pais e os cuidadores a perceberem a forma como a criança pensa, age e comunica, de modo a possibilitarem-lhe o contacto com novas experiências e o desenvolvimento de interesses variados.

Qual é a duração do processo de Orientação Vocacional NBI®?

A orientação vocacional decorre em duas sessões:
– Entrevista e realização de testes
– Devolução e discussão dos resultados
normalmente, estas sessões são realizadas com uma semana de intervalo. Após a reunião de devolução dos resultados, é enviado um relatório num prazo de 7 dias.
O processo de orientação vocacional fica concluído em 2 semanas.